O fanatismo por religião tem consequências.
Gostaria de te escrever esta carta que fala sobre um cerebro lavado por crenças que levam ao fanatismo. Uma pessoa fanática apresenta um sentimento excessivo que pode levar a intolerância religiosa, no caso de fanatismo religioso. Ou uma pessoa que apresenta excesso de admiração cega e veemente demonstrada por algo tais como uma doutrina, um partido politico, um ídolo, uma religião, ou um sistema. Este termo também significa cegueira e facciosismo. Antes de se tornar fanático as pessoa encontram uma razão ou causa para estar envolvidos. Os fanáticos passam pelo processo de lavagem cerebral, ou seja uma doutrina que opera num ponto de vista limitado e que através de ensinamentos provoca os que seguem a aceitar o que lhe foi falado, como uma verdade, e a única verdade. A maior causa de fanatismo envolve religiões, no contexto de que religião significa nossa crença em algo que não podemos tocar, ver, ou escutar, mas aplicamos na nossa forma de sentir. Em outras palavras, a religião em si só pode ser usada quando uma organização complexa, espiritual e social se manifesta com base numa revelação de Deus.
Voltando um pouquinho ao passado, quando Jesus veio a terra há 2023 anos atras havia somente o Judeu e os gentio quais eram (o pagão - não judeu), naquela área do mundo. Tecnicamente Jesus teria 2023 anos hoje se tivesse vivo. Em seguida a igreja católica romana foi criada baseada no fato de que Jesus era o messias, ou filho de Deus. E assim, durante o império romano, vários Judeus viram uma oportunidade de capitalizar na ideia dos gentios, ou seja, a ideia de que Jesus era o filho de Deus. Assim varias frações judaicas se expandiram por outras áreas do mundo devido a perseguição dos romanos. A igreja católica impôs a inquisição no século 12 ate o século 18 na Europa e nas Américas. Isto significava torturar os que não acreditavam ou seguiam a religião cristã ou mata-los se não se converterem a religião católica. Isso criou muita tensão no mundo, e se espalhou para Inglaterra aonde um rei criou sua própria religião e mataria o povo de seu reino que não seguisse o Anglicanismo. Nestes anos a Inglaterra já havia percebido que a religião se tratava de um negocio de ganhar poder e dinheiro. Muitos Ingleses mudaram para América devido serem perseguidos por não mudarem de Religião. Um homem chamado Lutero criou um caos no mundo difamando a igreja católica. O May Flower, (um barco) trouxe os peregrinos da Inglaterra ate a América, e ate hoje se comemora o dia de ação de Graças. Quando eles completaram um ano de existência na América foi celebrado com muito peixe e fartura para todos da área em Virginia. (Na época a América tinha 13 colônias. A América se manteria um pais secular qual todas as religiões são bem-vindas e religião não se mistura com politica e politica não seria um reinado devido a tirania dos reis. A constituição escrita há mais de 220 anos declarou esta tolerância, se transformando o pais num lugar de refugio para todos aqueles que estavam sendo perseguidos por ter uma fé religiosa diferente.
A intolerância religiosa no mundo veio logo em seguida quando foi percebido que um homem (Jesus) havia vindo a terra, e sendo descendente de Abraão havia conquistado tanta forca. Logo um profeta do nome de Mohamed nos anos 600 depois de cristo, recebeu alguns tabletes com vários textos, e foi aceitado ter vindo de Deus, e esta crença de que ele era da mesma linhagem de Jesus se propagou por toda a área fazendo com que ele era o verdadeiro messias. Lembre-se que nesta época só havia passado 600 anos desde cristo, e os romanos estavam capitalizando com os dízimos, enquanto os judeus que viram esta oportunidade se manterem vivos quando veio a inquisição, e eles mesmos participaram de assassinatos de pessoas de suas religiões com medo de perder sua família. Algo comum hoje em dia. A Bíblia sagrada qual continha os livros do antigo testamento anunciando a chegada de Jesus e o que aconteceu antes de Jesus foi criada com a adição da chegada de cristo e assim foi criado o novo testamento, aonde 4 pessoas em áreas diferentes falaram a mesma coisa em versículos diferentes. Assim sendo, no novo mundo, um homem de mame Smith por volta dos anos 1800 sai para a montanha e recebe de Deus uns tabletes e assim os seguidores criaram a religião mórmon.
Neste momento eu -pergunto a você leitor - Você não acha isso um pouco conveniente que os profetas apareceram bem depois do sucesso de Cristo? Assim, criaram sua religião com milhões de seguidores? Todas mantiveram a ideia de que 10% do que você recebia deveria ser doado para causas da igreja. Não me leia erroneamente - Não estou falando que a igreja não ajudou o mundo nas épocas de guerras com enfermeiras e orfanatos, mas a igreja tinha dinheiro para interferir na criação de cidades e territórios.
A bíblia não era recitada na igreja católica, e por sinal, nem era algo que eles mantinham suas ideias. Eles lavaram cerebralmente todos os seguidores que havia 10 mandamentos qual ninguém e capaz de seguir se for humano. Não mentir, não cometer adultério, não isso e não aquilo como algo mortal e inferno em seu destino. Uma ideologia baseada no medo - porem tolerante e aceitava sua confissão e perdoava você.
Eu acho difícil engolir a ideia de que as pessoas devem ser modeladas de acordo com uma crença que não tem nada para se substanciar. Somos humanos e cometemos erros que pode nos levar ao inferno? Por que um Deus criaria seres falíveis, se um de nos poderia ser infalível. Ate hoje não encontrei um ser que não cometeu nenhum pecado contra os 10 mandamentos da lei de Deus. Mentir esta em 99.9% da população. O pior para mim e o fato de que sou gay e assumi sem maltratar uma mulher com mentiras. Porem todas religiões do mundo condenam gays. Claro, você ja sabe que pra mim religião e um negocio ou uma corporação que não paga impostos porque sua renda sempre será distribuída para ajudar. Neste caso a igreja católica tem as melhores áreas de todo o mundo. E logicamente hoje temos 2 mil religiões cristã que usam a mesma bíblia e interpretam de forma diferentemente. Ai então começa a lavagem cerebral.
Lembre-se que que os religiosos e os fanáticos não são burros. Eles sabem como levar as ovelhas a sua direção com palavras de desespero e ensinamentos através do medo. Os seguidores continuam acreditando naquilo e levam ate sua morte aquelas crenças. O problema esta no momento que eles espalham aquela cegueira para os seus antecedentes. Eles criam uma corrente de pessoas que devem voltar para esta terra para pagar os seus danos.
Quando olho envolta a mim, como professor, vejo os estudantes de toda américa latina, e me vem na cabeça que eles eram os índios que morreram para que este pais se tornasse maior e simplesmente reencarnaram num outro pais para retornar a terra natal. Isso significa acreditar em Hinduísmo.
A lavagem cerebral acontece em varias formas. Trata-se de uma reforma e de como reformamos nosso carro, ou podemos dizer, uma reforma de pensamento ou uma redução de pensamento. Esta lavagem visa mudar certas atitudes e crenças de uma pessoa - crenças estas consideradas indesejáveis ou em conflito com as crenças e conhecimentos das outras pessoas. Geralmente para lavar um cerebro se usam métodos agressivos, como cansaço, substancias químicas e persuasão, aplicados sobre pessoas que estão privadas da livre determinação de sua vontade por meio de lavagem cerebral, e que leva indivíduos a terem opiniões que não teriam se estivessem em condições de plena liberdade.
Muitos séculos atras haviam motivos para afetar o comportamento dos indivíduos que o sistema de valores padrão consideravam indesejáveis. A lavagem cerebral esta muito forte na cultura popular globalizada, e muitas vezes e retratada como conspiração. Hoje ainda se debate recusar a lavagem cerebral com a carência de informações cientificas solidas.
Em relação a religião com cerebro lavado e fanatismo, primeiramente devemos entender que as pessoas tem culturas próprias, ou seja, etnocentrismo; o que elas acreditam significa ser a verdade.
Agora em 2023, nos Estados Unidos, estamos vivendo uma fase aonde a bíblia não pode mais ser ensinada para crianças devido ter muitas descrições que são inúteis e sexual de uma forma que não ensina, mas prejudica. Os pais estão reclamando dos ensinamentos em todas as áreas. Na área de arte a estatua de David mostra um pênis num corpo sem roupas.
A conjunção de religião e fanatismo se manterão em conflito para sempre. Enquanto uns acham que devemos criar uma vida melhor para os da terra, outros acham uma vida melhor se nos concentrarmos no universo. No universo hoje temos satélites feitos por humanos que nos ajudam a comunicar um com o outro de uma forma imediata. Assim sendo precisamos do universo para nos mantermos aqui.
Para sumarizar quero salientar que somente sendo discriminado um ser humano pode entender o que uma organização pode fazer com eles. Hoje estamos vendo pessoas doando para pastores que curam através do demônio por que eles pedem dinheiro. Tenho pavor de religião organizada porque os fanáticos criam desculpas para cometerem crimes terríveis em nome de Deus. E também não acredito em religião organizada de qualquer forma, pois elas se adaptam as mudanças quando lhes convém. Meu conselho sobre toda esta instituição de mentiras baseadas em algo que nos foi deixado segue da seguinte maneira.
1- Religião organizada existe para ganhar dinheiro e não pagar impostos.
2- Religião organizada tenta mudar a ideia dos seres humanos para uma perspectiva, ate que eles morram e os outros aparecem para então moldar a religião para acatar a vida social do momento.
3- O satanás esta presente no mundo para que perdemos nosso sendo de espiritualidade, e imaginamos uma vida melhor com mais dinheiro, e assim deixamos heranças aos nossos filhos sem saber que o dinheiro vai torna-los escravos.
Milton Araujo
miltonibt1@gmail.com