About Me - Milton Laene Araujo

My photo
Lake Worth, Florida, United States
My name is Milton and I am a reader. I love to feed my mind with what if’s?, through stories.

8/16/13

O Castelo de Lauro Muller SC Brasil


O  CASTELO DE LAURO MULLER SC BRASIL


Lauro Müller SC é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28º23'34" sul e a uma longitude 49º23'48" oeste, estando a uma altitude de 220 metros. Sua população estimada em 2013 e de 14.900 habitantes.

Foi na administração de Veterlli que se construiu o castelo de Lauro Müller a mando de Henrique Lage para homenagear sua esposa Gabriela Bensanzoni, servindo o castelo posteriormente como casa para os engenheiros dirigentes da empresa. Depois o Castelo se transformou numa pousada, e depois disso passou a ser uma residencia privada.

 
 
 

A historia do castelo vai mais ou mens assim:

 

No Rio de Janeiro, Henrique construiu um grande castelo onde ele e sua esposa Gabriella Bensanzoni passaram a morar. Ao mesmo tempo, em 1919, enquanto suas minas de carvao no sul de Santa Catarina estavam sob a administracao de Walter Vetterli,  ergueu em Lauro Müller um empreendimento menor, mas não menos importante O CASTELO DE LAURO MULLER. Na cidade ele e Gabriela ficavam quando vinham visitar suas minas e terras. No castelo costumavam hospedar também os amigos, geralmente homens do governo que ocupavam cargos na República.

Henrique Lage foi um dos mais promissores industriais do começo do século. Adquiriu empresas carboníferas, instalou usinas termoelétricas, teve uma frota de navios, bancos, arrendou o porto de Imbituba e a Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina. Entre tantos feitos deixou o seu nome registrado na história do Brasil.

 Assim sendo, durante anos o castelo serviu de moradia. Depois, ficou fechado por um bom tempo, até que em 1994 começou a ser restaurado.

 Quandoi reaberto, alguns anos depois. Segundo Adriana Oliveira “O castelo virou uma pousada ou uma atração para quem visita a região. A reforma do local procurou manter as características da época da construção. Arcos, janelas e móveis são os mesmos do início do século. Os cristais conservam o desenho da Cruz de Malta, que identificava as empresas de Henrique Lage”.

 
Cabe lembrar que Henrique Lage estudou nos Estados Unidos, e se casou nos Estados Unidos. O divorcio se deu muito tempo depois. Durante este periodo de separacao com a esposa Americana, Henrique Lage entao conheceu Gabriella Bensanzoni, uma cantora lirica Italinana. uma das realizações de Lage foi a construção de um castelo, exigência de Gabriela por quem ele se apaixonou. A italiana só casaria com Henrique se fosse morar em um castelo. Casaram-se e sua vontade foi realizada.

Henrique Lage morreu em 1941 e Gabriela não conduziu as empresas do marido. Grandes disputas pela herança acabaram surgindo e o governo resolveu encampar as empresas. Depois da segunda guerra mundial, parte dos bens foi devolvido. Havia algo preocupante sobre seus investimentos, pois quando faleceu, deixou tudo para Gabriela, mas ao mesmo tempo sentiu que ela poderia perder tudo: Veja este artigo tirade do site "O FALECIMENTO DE HENRIQUE LAGE"


 ""Quanto ao testamento, Henrique Lage lega à Gabriella Besanzoni todos os bens pessoais, inclusive imóveis. Com relação ao patrimônio das empresas, Lage distribui da seguinte forma: Gabriella Besanzoni Lage, 52%; Henrique Victor Lage, 16,5%; Eugenio Martins Lage, 16,5%; Pedro Brando, Oswaldo Werneck da Rocha, Álvaro Catão, Ernani Bitencourt Cotrim, Mario Jorge de Carvalho e Antonio Tavares Leite, 2,5% para cada.

No documento, alguns trechos chamam a atenção, como os que se referem ao casamento do empresário com Gabriella Besanzoni:

[...] cuja união, efetivada civil e religiosamente, considera firme e boa, não admitindo qualquer contestação, lega todos os seus bens [...] disse, mais,
que, se porventura, vier a ser levantada qualquer dúvida a respeito do seu casamento com Gabriella Besanzoni Lage, serão esta legatária dos bens aqui à mesma [...] distribuídos com o nome de Gabriella Besanzoni.
Em outro trecho do testamento, Lage aborda a questão da unidade das empresas:
[...] recomenda à sua mulher, seus sobrinhos e demais legatários, reúnam, em uma só organização, as Empresas ou Firmas, pertencentes a ele testados, de modo que formem um todo, como sempre estiveram em suas mãos, pois esse patrimônio não deve, nem pode ser dispensado, devendo aquele que não tiver força ou capacidade para suportar os encargos da administração ou que, por qualquer motivo, queira se desfazer da sua parte no
legado, oferecer antes, a sua parte à aquisição dos demais legatários. [...]
Observa-se, portanto, a grande preocupação de Henrique Lage quanto ao questionamento de seu casamento com Gabriella. Para salvaguardá-la com relação aos bens, o empresário estabelece que, caso Gabriella Bezansoni Lage tenha que retirar o nome Lage, o testamento se cumpra da mesma forma. Outra inquietação de Henrique é quanto à unidade do patrimônio empresarial, por isso conclama aos legatários que mantenham as empresas sob uma só organização.""

VOLTANDO A POUSADA...
 

Com 12 apartamentos e cinco quartos a pousada dava aos visitantes um retorno ao passado. Os turistas se encantaram com cada detalhe e ficaram fascinados com a tranqüilidade e com a história de amor ainda tão presente.
O turismo de inverno trouxe à região visitantes de todas as partes do país. O período de maio, junho e julho é considerado alta temporada. Por isso, era necessario fazer reservas com antecedência.

 O Castelo era na epoca parte de uma grande Fazenda, ou seja a Fazenda Castelo. Cada um dos 231,5 hectares da fazenda serviu para complementar a história. Os pomares carregados, a centenária figueira, o lago, as trilhas ecológicas, os passeios a cavalo ou de charrete. Cada detalhe contribuiu para transformar a pousada em um lugar místico e cheio de segredos.

“Eles dizem que tem uma energia diferente que deve ser aproveitada ao máximo", comenta a sócia-gerente da pousada, Yara Maria Jung Crocetta. "Vendemos sonhos, é o que temos de mais significativo com relação às outras pousadas. Aqui nós mexemos com a emoção das pessoas", observa Yara. ““O friozinho de Lauro Muller é um convite para saborear os pratos variados, acompanhados pelo bom vinho da reserva especial, produzido de forma artesanal, sem conservantes.”
E isso mesmo e de se esperao de uma obra constuida por amor. Henrique e Gabriela não construíram somente uma obra de concreto, edificaram sonhos que se mantiveram vivos até o fechamento da pousada. Cada um dos visitantes da pousada sentia a extensão do amor que uniu o casal. Os hóspedes testemunharam de que nem mesmo o tempo é capaz de destruir um verdadeiro amor.
 
 

Hoje se procurarmos alguma descricao do castelo, e provavel que encontramos isso:

A obra que se tornou ponto turístico em Lauro Müller é o famoso castelo. Uma construção realizada em 1919 por Henrique Lage, maior responsável pelo desenvolvimento da siderugia e da exploração do carvão no Estado de Santa Catarina.

Henrique Lage, construiu o castelo para Gabriela Benzanzoni, uma cantora italiana de ópera com quem se casou e foi morar no Rio de Janeiro, onde já havia construído outro castelo, hoje transformado no Parque Lage.

O local é tombado pela Fundação Catarinense de Cultura e atualmente pertence ao Grupo Salvaro.

Colonizada por italianos no início do século 19, a cidade foi batizada de Minas - nome que perdurou até 1912 - por conta das jazidas de carvão que se espalhavam pela região. 

Hoje, o "ouro negro" não é mais a base da economia local, mas ainda faz parte da história de Lauro Muller. Um exemplo é Festa de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros, comemorada todos os anos no distrito de Barro Branco, no mês de dezembro.

Contornada pela Serra do Rio Rastro, a cidade tem a natureza como cartão-postal. A serra é cortada pela estrada que leva ao litoral e descortina uma das mais bonitas paisagens de Santa Catarina

Vale a pena enfrentar o vento frio e as curvas sinuosas para chegar ao mirante, na parte mais alta, a 14 quilômetros de Lauro Muller e a 1.460 metros de altitude.

De volta ao Centro da cidade, faça uma visita ao
Castelo, uma bela obra inaugurada em 1919 e que pertenceu ao industrial Henrique Lage. Réplica de um castelo suíço, a construção abriga residência principal, mirante em forma de torre, terraço, coreto, jardins, lago e pomar.

Hoje, varias pessoas questionam como o castelo foi tombado. Numa discussao na media social um internauta se referiu ao castelo da seguinte forma:

Se é do castelo que estão falando, alguem pode me explicar como se chama o ato de transformar um PATRIMÔNIO TOMBADO, em uma residencia de gosto duvidoso?

Segundo a internauta, “Este castelo fazia parte da memória de todos os laurumullenses, que como eu, ia com as irmãs fazer pic-nic no pátio, que disputava uma olhadela pela porta, nos poucos momentos que era permitido, que olhava lá de baixo e admirava essa cópia de um castelo suíço e que acreditava que era fruto de uma história de amor.

Ela continua:

 "Pelo menos é esta a informação que se tem quando se busca a prefeitura para alguma pesquisa a respeito. Será que foi DESTOMBADO? Será que a sua importância se foi junto com os operários que o construíram sem planta? Apenas com o seu conhecimento empírico?"
Postado em maio de 2013. Reeditado em Novembro de 2012

“Antiga pintura do castelo. As características de castelo eram muito mais visíveis, concordam?

Depois de varias opinioes por internautas, uma frase que impera o comentario de uma Luromullense:

Vi que é quase unanime a opinião que o castelo, em sua construção original é o sonho de muita gente. não sei se sabem, mas o que aconteceu com o NOSSO castelo não foi transformação, e sim crime. A referida construção é um patrimônio tombado pela secretaria estadual de cultura Santa Catarina. Sou formada em história, nascida em Lauro Muller e como muitos o castelo povoou a minha infância. depois de algumas entrevistas a fim de realizar trabalho de conclusão de curso, cujo tema seria o castelo, verifiquei que na prefeitura local não se encontra um documento sequer do imóvel. A construção foi realizada por profissionais do local, a maioria do material de construção foi retirada das proximidades e somente o acabamento foi importado. Projeto de construção não existia até a década de 1960. Até aí, tudo se encaminhava para ser um pro...A indignação é tanta que até a minha net caiu. voltando. Tudo se encaminhava pra ser o trabalho dos meus sonhos. Ao procurar na net mais alguns detalhes sobre a vida do castelo, me deparei com a premiação do arquiteto que realizou o referido crime, optei por abandonar o projeto em protesto pela falta de cultura e desrespeito de forasteiros "novos ricos", que em nome da modernidade destroem um patrimônio público e cultural em favor de uma casa de campo. Resta a pergunta: E as autoridades locais e estaduais que deveriam preservar a memória do povo catarinense? Que lei permite que um patrimônio tombado possa sofrer tamanha atrocidade?

Nao poderia ser melhor explicado que um misterio existe sobre a passagem deste castelo para uma propriedade particular. Porem isso ja conteceu ha algum tempo, e tambem se entende que os novos donos estao mantendo o castelo numa condicao perfeita, algo que o municipio nao poderia se responsabilizar em manter. Neste sentido, nao vejo nada fora dos conformes sendo uma propriedade privada. Mas adoraria se fosse tambem um ponto turistico com as historia de Lauro Muller. Um lugar aonde os estudantes fossem passar uma tarde, como era do meu tempo.


 


Retirado de sites locais - Lauro Muller, SC - Referencia Prefeitura Minicipal

Profissionais iniciam estudo para elencar potencialidades turísticas de Lauro Müller

Uma equipe de 14 profissionais de áreas como museologia, geografia, economia e história estão elaborando um Diagnóstico de Turismo dos municípios da Região Carbonífera. Através deste levantamento será possível identificar as características geográficas, econômicas e de infraestrutura das cidades.

Para discutir o assunto e iniciar os trabalhos no município de Lauro Müller, o prefeito Fabrício Kusmin Alves recebeu na tarde dessa segunda-feira (12), os profissionais da Satc, que firmou uma parceria com a Amrec para a elaboração do projeto que irá traçar um raio-x do turismo regional.

"A ideia é fazer uma análise e lançar projetos que possam impulsionar o setor regionalmente", explicou o coordenador do curso técnico em Guia de Turismo da Satc, Ari Azambuja de Oliveira, que participou da reunião.

O prefeito Fabrício destacou a importância do projeto para toda região, em especial para Lauro Müller. "Esse estudo vai colaborar muito com nosso município. Sabemos o quanto temos para explorar, são inúmeros atrativos turísticos, entre eles a Serra do Rio do Rastro, eleita recentemente como sendo a estrada mais espetacular do mundo. E esse levantamento poderá abrir outras portas para desenvolver este setor", destacou o prefeito.

A partir de agora, o grupo começa a fazer o levantamento no município, visitando os locais e identificando as potencialidades a serem exploradas. O documento deverá ser entregue ao município até o final deste ano.


 
A inquietacao a respeito do castelo nao parou. Um outro internauta postou isso na media social:

"O famoso Castelo de Lauro Müller, antes da família Catão, agora do clã Salvaro, passa por profunda reforma sem perder suas características. Hoje, mais de 60 homens lá trabalham para entregar a obra- que será uma pousada - até novembro. Será o cartão-postal do Sul e onde a família Salvaro receberá seus amigos, convidados e hóspedes, principalmente nos fins de semana. Quem assina a repaginação é o arquiteto Arlon Fernandes, o preferido de Henrique Salvaro, até porque dentro da profissão é altamente competente.”

Deixe seu recado, sua mensagem se voce tem algo que possa ser adicionado nesta historia.
http://www.lauromuller.sc.gov.br/arquivosdb/noticias/0.836405001376423970_turismo1__2_.jpg
Tenho escrito outros posts sobre Lauro Muller, e sempre quiz saber a historia do Castelo. Agora estou dividindo  o que sei 




http://www.lauromuller.sc.gov.br/arquivosdb/noticias/0.836405001376423970_turismo1__2_.jpg

Um abraco,
Milton Laene Araujo

Miltonibt1@gmail.com