About Me - Milton Laene Araujo

My photo
Lake Worth, Florida, United States
My name is Milton and I am a reader. I love to feed my mind with what if’s?, through stories.

3/13/23

LAURO MULLER - SC. - A ENCHENTE de 24 de Março, 1974.

 

Assuntos de Hoje Vamos Debater? LAURO MULLER - SC - Março 10/2023


1- A Devastadora e inesquecível enchente de 1974 completa 49 anos no dia 24 de Março.  

O toro' aconteceu devido um vento que veio do mar em direção ao continente sul Brasileiro. Os oceanos receberam um vento Leste, e as aguas então ficarão rebeldias, criando uma massa de evaporação mais rápida. A chuva forte acontece quando uma gotícula de agua se choca com uma outra, e se combinam para continuar lá encima ate se tornarem grandes para cair. Se o vento permanece no mar, os vapores criam outras nuvens de mesma categoria. 

Nuvens novas se propagando por todas as áreas de temperatura propicia se multiplicam e se mantem aonde a pressão alimenta sua condição de chover e estar ali criando mais vapores, e tudo acaba em cataclisma. 

Saliento que em 1974 este fenômeno aconteceu em varias áreas, e todos os rios da região serrana que descem procurando o mar receberam enchorradas de todos os lados, e não podiam levar pelo mesmo caminho, e assim a agua procurou o caminho de menor resistência. 

Este caminho foi catastrófico para Lauro Muller, porque além de estar endividado com a reconstrução das estradas de ferro e outras obras, originadas na enchente anterior de 71, Lauro Muller perdeu a estrada de ferro por completo, e consequentemente perdeu a fama da capital do carvão, e virou a capital do eucalipto.  

Assim começou uma nova era em Lauro Muller. Os anos de 1975! 

Hoje - 



A descrição acima me deixa a pensar nesta densidade populacional.   (vejo algo errado naquilo) que foi isso foi visto na site: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-lauro-muller.html


Agora, que falamos sobre os ventos, e sobre a enchente e que Lauro Muller perdeu o seu berço quero apenas colocar em pauta o fato de que quando chove muito podemos saber a quantidade de chuva que cai em cada espaço.  

Aqui em casa tenho um pluviômetro.  
Você vai descobrir o que ele faz. (google a palavra pluviômetro). 

Como calcular a quantidade de milímetros de chuva?

  • Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, 1 litro por metro quadrado = 1 milímetro. Como calcular a quantidade de milímetros de chuva? A última etapa é calcular a quantidade de milímetros de chuva no período.
  • No dia da encende de 1974 


Porem quero que você saiba o seguinte: 

A-  Lauro Muller tem 271 mil quadrados e somente 15 mil e 500 habitantes. Assim sendo a densidade de Lauro Muller equivale há 271 mil dividido por 15.5 = 18. Isso significa que temos 18 pessoas por km quadrado. Acima está citando 57 habitantes -  No site acima usaram 14244 dividido por 270.51 - mas a divisão foi feita ao contrario, pois queremos a resposta em habitantes por um km quadrado. 

B - Num espaço quadrado que mede 1 metro de altura e um metro de comprimento, se chover muito naquele espaço pequeno, os meteorologistas registram a altura da agua naquele espaço. Se eles disserem que na área de 1 metro por 1 metro choveu um milímetro, sabemos que ali caiu um litro de agua.    1 litro por metro quadrado = 1 milímetro de altura.

C- Na enchente de 1974 a chuva que caiu no sertão da serra foi de grande proporção e se propagou por uma área de 3 municípios, e assim 4 rios diferentes transbordaram e foram em direção a Tubarão. 
Num espaço quadrado com 3 ou mais municípios, eles receberam chuvas torrenciais de 75 milímetros por hora numa área total de 600 quilômetros quadrados.

1 metro quadrado      =     1 litro de agua
0.75 litros de agua    =      x
 X = 0.75 litros de chuva em um espaço de de uma hora numa área de 1 metro quadrado. A mesma coisa que 750 gramas de agua, pois um litro de agua têm 1 quilograma. 
Sabemos que a área de um quilometro tem mil metros quadrados, portanto 600 quilômetros quadrados significa 6000 (seis mil) metros quadrados. 

Continuando::::  Na área de 600 quilômetros quadrados aqueles municípios perto da serra receberam em uma hora de chuva - a quantidade de 4500 litros de agua num espacinho na terra.  
(1 litro por metro quadrado = 1 milímetro de altura).

IMAGINE: chover por duas horas e depois continuar ... como aconteceu nesta enchente de 1974. 
Os rios transbordaram por todos os lados na baixada da serra e os rios da redondeza levaram a calamidade para Tubarão.   

Esta calamidade com chuvas torrenciais iniciam em um lado da montanha através de um vento qual move as nuvens frias para formar um circulo enquanto se alimenta da temperatura da serra ou das cidades abaixo. Ai as nuvens recebem calor e se transformam em chuva somente num lado da montanha, ou serra.  As montanhas quanto mais quentes, mais criam nuvens e precipitações que também recebem o ar quente ao redor e criam mais nuvens, e pode durar 6 horas de chuvas fortes na parte de cima, qual desce com a mesma velocidade e enche os rios. Os rios se comportam como crianças, em busca do caminho de menor resistência.  

A enchente de 1974 causou danos irreparáveis na vida de muitas pessoas. 

Choveu mais de 10 toneladas de agua ( o mesmo que dez mi litros) por cada metro quadrado. 

10 toneladas em peso caindo e descendo pela montanha leva tudo.




pare media a quantidade de chuva em polegadas - ai se calcula na área aonde a gente vive. 




As cidades vizinhas e seus tamanhos em áreas. 

Criciúma = 235 quilômetros quadrados               População: 250 mil habitantes 
Lauro Muller =  271 quilômetros quadrados        População : 16 mil habitantes 
Urussanga = 237 quilômetros quadrados              
Balneário Camboriú = 46 quilômetros quadrados 
Sao Ludgero = 106 quilômetros quadrados
Braco do norte = 213 quilômetros quadrados 
Icara = 230 quilômetros quadrados
Orleans = 550 quilômetros quadrados 
Florianopolis = 675 quilômetros quadrados 
Tubarao = 301 quilômetros quadrados
Sideropolis = 262 quilômetros quadrados 

Observe a população de cada cidade acima. Florianópolis tem meio milhão de pessoas. 
Há 295 cidades em Santa Catarina e 54 delas tem menos de 3 mil habitantes. 

Aqui - https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_de_Santa_Catarina_por_popula%C3%A7%C3%A3o

Milton Laene Araujo 
March 13, 2023