About Me - Milton Laene Araujo

My photo
Lake Worth, Florida, United States
My name is Milton and I am a reader. I love to feed my mind with what if’s?, through stories.

9/08/13

Algo bom pra ler!


Algo puro -


Ao criar o homem à sua imagem, o próprio Deus inscreveu no coração humano o desejo

de O ver. Mesmo que, muitas vezes, tal desejo seja ignorado, Deus não cessa de atrair o

homem a Si, para que viva e encontre n’Ele aquela plenitude de verdade e de felicidade,

que ele procura sem descanso. Por natureza e por vocação, o homem é um ser religioso,

capaz de entrar em comunhão com Deus. É este vínculo íntimo e vital com Deus que

confere ao homem a sua dignidade fundamental.

Ao conhecer Deus só com a luz da razão, o homem experimenta muitas dificuldades. Além disso, não pode entrar só pelas suas próprias forças na intimidade do mistério divino. Por isso é que Deus o quis iluminar com a sua Revelação não apenas sobre verdades que excedem o seu entendimento, mas também sobre verdades religiosas e morais que, apesar de serem por si acessíveis à razão, podem deste modo ser conhecidas por todos, sem dificuldade, com firme certeza e sem mistura de erro.

Deus escolhe Abrão chamando-o a deixar a sua terra para fazer dele “o pai duma multidão de povos” (Gn 17,5), e promete abençoar nele “todas as nações da terra” (Gn12,3). Os descendentes de Abraão serão o povo eleito, os depositários das promessas divinas feitas aos patriarcas. Deus forma Israel como seu povo salvando-o da escravidão do Egipto; conclui com ele a Aliança do Sinai, e dá-lhe a sua Lei, por meio de Moisés.

Os profetas anunciam uma redenção radical do povo e uma salvação que incluirá todas

as nações numa Aliança nova e eterna, que será gravada nos corações. Do povo de Israel, da descendência do rei David, nascerá o Messias: Jesus.

A Revelacao de Deus É realizada no seu Verbo encarnado, Jesus Cristo, mediador e plenitude da

Revelação. Sendo o Filho Unigénito de Deus feito homem, Ele é a Palavra perfeita e definitiva do Pai. Com o envio do Filho e o dom do Espírito, a Revelação está,finalmente, completada, ainda que a fé da Igreja deva recolher todo o seu significado ao longo dos séculos.

Deus «quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade»

(1 Tm 2,4), isto é, de Jesus Cristo. Por isso, é necessário que Cristo seja anunciado a

todos os homens, segundo o seu mandamento: «Ide e ensinai todos os povos» (Mt 28,

19). É o que se realiza com a Tradição Apostólica. A Tradição Apostólica é a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados. Os Apóstolos transmitiram aos seus sucessores, os Bispos, e, através deles, a todas as gerações até ao fim dos tempos, tudo o que receberam de Cristo e

aprenderam do Espírito Santo.

Os cristãos veneram o Antigo Testamento como verdadeira Palavra de Deus: todos os

seus escritos são divinamente inspirados e conservam um valor permanente. Eles dão

testemunho da divina pedagogia do amor salvífico de Deus. Foram escritos sobretudo

para preparar o advento de Cristo Salvador do universo.

 

O Novo Testamento, cujo objecto central é Jesus Cristo, entrega-nos a verdade definitiva da Revelação divina. Nele, os quatro Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, enquanto são o principal testemunho da vida e da doutrina de Jesus, constituem o coração de todas as Escrituras e ocupam um lugar único na Igreja. O Antigo Testamento prepara o Novo e o Novo dá cumprimento ao Antigo: os dois iluminam-se mutuamente.

 

Embora a fé supere a razão, não poderá nunca existir contradição entre a fé e a ciência

porque ambas têm origem em Deus. É o mesmo Deus que dá ao homem seja a luz da

razão seja a luz da fé.

Igreja, embora formada por pessoas de diferentes línguas, culturas e ritos, professa,

unânime e a uma só voz, a única fé, recebida dum só Senhor e transmitida pela única

Tradição Apostólica. Professa um só Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – e manifesta

uma única via de salvação. Portanto, nós acreditamos, num só coração e numa só alma,

tudo o que está contido na Palavra de Deus, transmitida ou escrita, e nos é proposto pela

Igreja como divinamente revelado.

 

A afirmação «Creio em Deus» é a mais importante, a fonte das outras verdades

respeitantes ao homem, ao mundo e à nossa vida de crentes n’Ele.

 

O mistério central da fé e da vida cristã é o mistério da Santíssima Trindade. Os cristãos

são baptizados no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

 

Jesus Cristo revela-nos que Deus é «Pai», não só enquanto é Criador do universo e do

homem, mas sobretudo porque, no seu seio, gera eternamente o Filho, que é o seu

Verbo, «resplendor da sua glória, e imagem da sua substância» (Heb1, 3). E a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus, uno e igual ao Pai e ao Filho.Ele «procede do Pai» (Jo 15, 26), o qual, princípio sem princípio, é a origem de toda a vida trinitária. E procede também do Filho (Filioque), pelo dom eterno que o Pai faz de Si ao Filho. Enviado pelo Pai e pelo Filho encarnado, o Espírito Santo conduz a Igreja

«ao conhecimento da Verdade total» (Jo 16, 13).

O Pai, o Filho e o Espírito Santo são o princípio único e indivisível do mundo, ainda

que a obra da criação do mundo seja particularmente atribuída ao Pai.

 

A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal se do próprio mal não extraísse

o bem. Deus realizou admiravelmente isso mesmo na morte e ressurreição de Cristo:

com efeito, do maior mal moral, a morte do Seu Filho, Ele retirou os bens maiores, a

glorificação de Cristo e a nossa redenção.

 

A Sagrada Escritura diz: «No princípio Deus criou o céu e a terra» (Gn 1,1). A Igreja,

na sua profissão de fé, proclama que Deus é o criador de todas as coisas visíveis e

invisíveis: de todos os seres espirituais e materiais, isto é, dos anjos e do mundo visível,

e em particular do homem.

 

Afirmar que o homem é criado à imagem de Deus significa que ele é capaz de conhecer

e amar, na liberdade, o próprio Criador. É a única criatura, nesta terra, que Deus quis

por si mesma e que chamou a partilhar a sua vida divina, no conhecimento e no amor.

Enquanto criado à imagem de Deus, o homem tem a dignidade de pessoa: não é uma

coisa mas alguém, capaz de se conhecer a si mesmo, de se dar livremente e de entrar em

comunhão com Deus e com as outras pessoas.

 

Deus criou tudo para o homem, mas o homem foi criado para conhecer, servir e amar a

Deus, para Lhe oferecer neste mundo toda a criação em acção de graças e para ser

elevado à vida com Deus no céu. Só no mistério do Verbo encarnado se esclarece

verdadeiramente o mistério do homem, predestinado a reproduzir a imagem do Filho de

Deus feito homem, que é a perfeita «imagem de Deus invisível» (Col 1, 15).

 




 
 
 

That’s all for now.... E assim acaba por enquanto...