About Me - Milton Laene Araujo

My photo
Lake Worth, Florida, United States
My name is Milton and I am a reader. I love to feed my mind with what if’s?, through stories.

1/25/11

a necessidade de um bom banho


A necessidade de um bom banho.

Quando eu trabalhava na Fundição da Fiat Automóveis, antiga FMB e atual Teksid do Brasil, em Betim, Minas Gerais, eu percebi que o ar que respirávamos deixava uma poeira negra dentro do nariz. O contato que eu tive com equipamentos, óleo e graxa na área de manutenção, deixava minhas unhas sujas, com um contorno preto ao redor. As orelhas ficavam impregnadas de sujeira e com isso as menores partes do corpo que nem podíamos imaginar, também ficavam sujas.

Nesta época eu já sabia tomar banho, pois quando era pequeno seguia um sistema criado por minha família e explicado por meu pai. “Primeiro a gente se molha bem, depois desliga a água quente e se ensaboa muito bem, se esfregando completamente de cima pra baixo, por todos os lugares do corpo.” Aí ele continuava: “Tem que ter muito sabonete na toalhinha de banho pra poder se esfregar bem. Em seguida ligue a água e lave bem os cabelos com xampu enquanto retira a sujeira do corpo. Deixe um condicionador no cabelo e desligue a água novamente. Repita o processo, só que desta vez visite lugares que você deixou pra trás. Faça uma concha com as mãos, respire a água e deixe-a sair, para lavar dentro do nariz. Lave bem as partes privadas e use xampu nas áreas cabeludas. Deixe de molho para dar um cheiro bom no corpo.”

Se você tem um cheiro no corpo, você nem sabe. E se você tem vários amigos, ninguém lhe dirá. Hoje em dia, todos temem dizer que alguém tem cheiro no corpo, pois não existe nada mais ofensivo do que ser tachado de fedorento.

A parte do corpo mais fedorenta em ordem de fedor começa pelo sovaco, em seguida os pés e depois o resto do corpo. O fedorento não sabe que fede, pois se acostuma com o seu cheiro, e se for um regime patriarcal, o resto da família aprende a conviver com o mal cheiro, achando que é normal o pai feder, e assim todos fedem, e confundem feder com ter Fé.

Porém, se você tomar um banho diário, seguindo um sistema de limpeza, aonde você vai lavando por partes e pegando firme como se tivesse lavando um manequim sujo, você então não precisará se preocupar com fedor – nunca.
Se você não tem um sistema, deve aprender agora e praticá-lo.
1- Tenha uma toalhinha (particular) por dia, qual usará somente por 24 horas. Esta toalhinha será usada como esfregão para o corpo;

2- Tenha uma escovinha de unhas, e leve consigo pro banheiro na hora de tomar banho;

3- Use a toalhinha com muito sabão e comece de cima para baixo – limpando os ouvidos com os dedos e lavando o pescoço e atrás das orelhas;

4- Desça aos poucos, e com xampu na cabeça, continue o processo de limpeza;

5- Ponha xampu na área cabeluda e deixe de molho. Lave as partes privadas com muito sabão. Depois enxágüe;

6- Lave as pernas e depois os pés, com o mesmo cuidado, usando as suas mãos e não usando o outro pé como esfregão;

7- Lave os cotovelos, pois estes só podem ser lavados com a outra mão;

8- Lave o sovaco umas três vezes durante o banho, esfregando sempre, pois aí se concentra o odor do corpo;

9- Desligue a água e comece o processo de se secar, qual deve ser feito com calma, até que o corpo fique bem seco – se possível, use o secador para as áreas púbicas, pois estas, quando molhadas, criarão o odor que vai ficar impregnado no seu corpo;

10- Se não puder usar o secador, seque-se muito bem, principalmente o “bumbum”, aonde cria fungos em 6 horas se não tiver bem seco. Use uma toalha seca. Se a toalha estiver úmida, você passará fungos da toalha pra você.

“Nada como um bom banho”, todos nós falamos ao apanhar a toalha que esta pendurada, mas nem todos tomam banho todos os dias. Tomar banho significa manter-se sadio.

Entendo que existem pessoas que dependem de outras para se manterem limpas, e não quero entrar neste assunto agora. Estou aqui me referindo às pessoas sadias.

A maioria das doenças que pegamos “exteriormente” estão coligadas com três distintos organismos que existem na natureza. O vírus, a bactéria e o fungo. Pouca atenção damos ao fungo, mas este já vem na água, e quando fica úmido e escuro, se reproduz. A maioria do mal cheiro nos pés estão ligados a este fator, e muitas micoses e manchas na pele estão diretamente ligadas ao fungo, e devem ser tratadas de acordo. Somente nos preocupamos com as bactérias e com os vírus, pois eles podem deteriorar um ser humano. As bactérias e os vírus estão por todas as partes, e em quase tudo o que tocamos. Mas uma forma de manter tudo fora do corpo é através do ato de lavar as mãos quase que constantemente.

Mas voltando ao assunto do banho, é muito importante secar o corpo com a toalha. Principalmente os dedos e áreas aonde a pele mantém contacto. Nestas áreas, quando não secas, criarão fungos e bactérias e logo vai sair um “cc” que ninguém vai agüentar.

O chulé vem do material do calçado em combinação com o suor dos pés e a poeira da meia. Tudo isso fechadinho cria um paraíso pros fungos. Eles até sobrevivem debaixo das unhas, se deixarmos. Aí, somente um tratamento com um anti-fungal forte poderia acabar. Os calçados podem ser protegidos com um spray anti-fungal ou com Dr. Shultz powder. Este último é bom para os calçados fechados.

Para que você comece uma grande limpeza no seu corpo, hoje ao tomar banho dedique 20 minutos. Imagine que você tenha um cheiro no corpo, e comece uma seqüência de limpeza que funcionará muito bem.

Pegue uma tesourinha e comece a cortar a metade de seus cabelos púbicos. Deixe-os pequenos ou se puder até raspe. Embora seja desconfortável por 3 semanas, logo ficará normal. Corte também a metade dos cabelos de seu sovaco, pois eles estão ali se esfregando em todas as roupas. Se puder, raspe-os a cada 2 anos (homens). Aí você estará se livrando dos cabelos com cheiro de pêlo de cachorro que você tem por muitos anos.

Uma vez sem muitos pêlos, ficará mais fácil esfregar com a toalhinha de banho e muito sabão, e até colocar um xampu na pele pra trazer um bom cheiro. Depois de raspado, coloque pomada minancora por toda a área, se vista e vá viver a vida.
Repita o banho no outro dia ou antes de dormir, usando somente a minancora por 4 dias consecutivos apor ter se raspado.
O objetivo da pomada é matar o cheiro já existente por muitos anos e evitar cabelos arruinados que poderão crescer.

A origem do cheiro de sovaco vem de cerveja, cachaça, chopp e alimentos cozidos. Qualquer coisa que nos desidrata, cria mal cheiro. O café, por exemplo, tem cafeína, e para dissolver a cafeína necessita usar água de nosso organismo, e se não nos hidratamos com uns seis copos de água por dia, retiramos a água do corpo, que já ta contaminada com o que comemos, e o nosso suor virá desta água contaminada, e assim o cheiro ainda vem mais forte.
Note que uma pessoa que bebe e não toma banho por um dia, fede 3 vezes mais do que uma pessoa que não bebe álcool. Aí, pra tirar o cheiro só um bom banho.
Para os beberrões, uma sauna seria a solução de retirar a água suja e contaminada do corpo, mas devem se manter hidratados diariamente. Se não tiver sauna, vá correr por meia hora, suar bem e depois tome um banho praticando o processo acima.

Falando em cheiro e banho, uma pesquisa Americana entre casais divorciados revelou que o principal motivo era o cheiro. Uma vez que você não suporta o cheiro do seu parceiro ou parceira, você perde o desejo de estar presente.
Eu particularmente me habituei a tomar banho antes de dormir todos os dias, e outro logo ao levantar. Jamais entraria na cama com o corpo sujo de poeira da rua. A cama não merece e nem eu mereço ficar debaixo das cobertas criando uma fauna de micróbios.
Este hábito deveria ser mantido em todas as famílias que tem banheiro em casa e que podem se dar a este luxo.
Há mulheres que tem mal cheiro e acham que é normal. Mas as regras do banho cabem as mulheres também. Elas têm que seguir um processo e não deixar nada pra trás. Para aquelas que têm um cheiro forte na “xoxota”, devem se lavar com água misturada com umas 3 colheres de vinagre e logo matará as bactérias que estão nas partes internas e que devem ser lavadas diariamente.

Se todos fossem mais limpos, os divórcios seriam menos, as pessoas ficariam mais sadias, gastariam menos com médicos por problemas de pele, micose e tudo o que dá na pele suja. E o melhor, ficariam menos fedidas.

Eu não tenho coragem de dizer a alguém que ele fede – que ele ou ela tem um “cc”. A não ser que eu queira perder aquela pessoa pra sempre – pois eles jamais nos perdoarão. Por isso, é importante passarmos para os nossos filhos os detalhes de manter uma higiene corporal boa. E isso vem acompanhado de escovar os dentes 3 vezes por dia – sendo que 1 minuto e meio cada vez que escovar, e não os costumeiros 45 segundos. Usar um desodorante bom, tipo “mitchium” – que se pode até esquecer um dia e nada acontece.

Use água oxigenada misturada com a água normal para lavar a boca diariamente e você verá que não terá mais mal hálito. A água oxigenada mata as bactérias na horinha e o cheiro vai embora. Hoje se vende nas farmácias com nome “Peroxial”, mas isso nada mais é do que água oxigenada. Não se esqueça do “fio dental”, indispensável e igualmente importante para manter o bom hálito da boca.
Ponha as escovas de dente de molho por meia hora na água oxigenada e matará as bactérias nela contida.
Lave as partes íntimas – com água oxigenada e notará que o cheiro sumirá de uma vez por todas.

PS. Existem pessoas que tem problema de glândula, qual causa nelas um cheiro muito acentuado quando suadas. Estas pessoas geralmente têm a tendência de não tomar banho, pois não sentem seu próprio cheiro, mas se tomarem um banho por dia, não passarão este cheiro para os outros.
Cuidado ao usar uma roupa com fungos no sovaco – eles impregnarão em você. Não use roupas dos outros – Não empreste nem tome emprestado algo que não foi profissionalmente lavado.

Boa limpeza!

Milton Laene Araujo